Estimativa de alta de até 12% nas vendas de consórcio em 2020!

Notícia

A ABAC divulgou os dados do setor de consórcios em 2019. O ano foi histórico, marcado por recordes em pelo menos quatro indicadores: cotas vendidas, faturamento, tíquete médio anual e participantes ativos. Para 2020, a instituição prevê que as vendas de consórcio devem crescer até 12%, mas podem superar a casa dos 20% em alguns segmentos.

Estudos realizados pela assessoria econômica da ABAC mostram que o setor está otimista e a previsão é de continuidade no crescimento. Considerando todos os segmentos que compõem o Sistema de Consórcios, a estimativa é que as vendas de novas cotas cresçam entre 7% e 12%.

O cenário vislumbrado pela ABAC considera uma recuperação dos empregos e o incremento de novos empreendedores. A redução das taxas de juros, inflação abaixo da meta, reformas como a tributária e a administrativa, além da já aprovada reforma da previdência, indicam um bom quadro para o mercado consumidor.

“Ao observar pouca possibilidade de rendimentos, o brasileiro opta por consumir. Já aqueles que gerem suas finanças pessoais com planejamento, veem no consórcio uma oportunidade para concretizar seus objetivos de forma simples, econômica e consciente, sem se deixar levar pela impulsividade”, pondera o presidente executivo da ABAC, Paulo Roberto Rossi.

Estimativas da ABAC por segmento

A alta de 10,4% nas adesões, alcançada em 2019, sinaliza a probabilidade de aceleração de todos os segmentos do consórcio. No consórcio de veículos automotores em geral, a estimativa é de crescimento entre 7% e 15% nas vendas de cotas. Se confirmados, esses resultados terão bastante impacto no desempenho geral do Sistema de Consórcios, já que respondem por mais de 80% de todos os participantes ativos.

A expectativa da ABAC acompanha as projeções da ANFAVEA e da FENABRAVE. Essas instituições preveem incremento de 9% a 10% na produção e comercialização de veículos. “Não é fácil fazer projeções, especialmente quando vivenciamos constantes influências internas e externas. Acreditamos em avanços entre 7% e 10%, para veículos leves, em até 20% para veículos pesados, incluindo máquinas e implementos agrícolas, e de 4% a 7% para motocicletas”, avalia o presidente executivo da ABAC.

Já os segmentos de Serviços e Eletroeletrônicos, devem seguir o mesmo ritmo de forte avanço, registrado em 2019. A estimativa é de altas acima de 20%. Por fim, no consórcio de imóveis, a estimativa é que acompanhe a evolução do setor imobiliário no País. Estudo da FGV indicou uma demanda por 14,5 milhões de moradias em todo o Brasil, entre 2015 e 2025.

“Essa necessidade e o aquecimento já observado, fazem com que o consórcio seja uma alternativa para muitos. Inclusive, contribuindo para minimizar o déficit habitacional. A previsão é de crescer entre 10 e 14% no total de adesões”, finaliza Rossi.

Segmento do Consórcio Estimativa (%)

Veículos Leves – 7% a 10%

Veículos Pesados – até 20%

Motocicletas – 4% a 7%

Imóveis – 10% a 14%

Serviços – mais de 20%

Eletroeletrônicos – mais de 20%

 

Fonte: Abac

Veja como é fácil simular e planejar o seu sonho.

1
Planos Imobiliários

Planos Imobiliários

O Consórcio de Imóveis da Multimarcas vem se consolidando com planos exclusivos em até 200x
2
Planos de Veículos Leves,  Pesados e Agrículas

Planos de Veículos Leves, Pesados e Agrículas

Créditos para Veículos Leves e Pesados.
3
Consórcio para Veículos Sem Juros

Consórcio para Veículos Sem Juros

Consórcio de veículos, planos para carros, crédito para veículos, planos para veículo
4
Planos de Consórcio para Cirurgias e Serviços

Planos de Consórcio para Cirurgias e Serviços

O que é o consórcio para cirurgia plástica?

Vantagens do consórcio

SEM JUROS compensatórios

Você já deve ter ouvido falar que consórcio não tem juros. E não tem mesmo! Consórcio é autofinanciamento, ou seja, a compra de bens ou serviços pelos consorciados contemplados é feita com recursos dos próprios integrantes do grupo, que contribuem mensalmente com uma parcela.

SORTEIO E LANCES

Durante as assembleias, o participante do consórcio pode ser contemplado de duas formas diferentes: o sorteio e para quem não quiser ficar esperando pela sorte, pode tentar antecipar a contemplação pelo oferta de lance. 

SEGURANÇA

Se você está receoso em investir em uma carta de crédito por conta de alguma adversidade no futuro, vale a pena conferir as opções de seguro. Um dos mais contratados é o seguro prestamista, que realiza o pagamento total ou parcial das mensalidades restantes.